(17) 3281-6468 [email protected]

Notícias

Presidente da Frente Parlamentar de Resíduos prestigia abertura oficial da Waste Expo Brasil 21

Notícia

Presidente da Frente Parlamentar de Resíduos prestigia abertura oficial da Waste Expo Brasil 21

O presidente das Frentes Parlamentares de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos na Câmara Federal, deputado Geninho Zuliani (DEM/SP), prestigiou na manhã desta terça-feira, 26, a abertura oficial da Waste Expo Brasil 21. Considerado o maior evento comercial do setor de saneamento básico do país, a Feira une estrategicamente as principais empresas fornecedoras de produtos, soluções e tecnologias da área de saneamento a uma clientela altamente qualificada, composta de gestores públicos, empresários, além de técnicos, pesquisadores e estudantes, que também têm acesso a uma vasta programação científica. O evento segue até a próxima quinta-feira, 26, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Na edição deste ano, a Waste Expo Brasil conseguiu atrair mais de 80 empresas de países de diversas partes do mundo, chegando próximo aos números da pré-pandemia. Em 2019, a Feira contou com 100 empresas participantes de 23 países, gerando, nos três dias de evento, quase R$ 60 Milhões em negócios. “A Waste Expo Brasil é sem dúvidas o grande ponto de encontro da cadeia produtiva da gestão de resíduos sólidos no país. Um evento que ajuda a aquecer a economia do setor, que atrai empresas de todo o mundo, e que evidencia o potencial que o Brasil tem para atrair investimentos para essa área ainda pouco explorada”, frisa o deputado Geninho Zuliani.

Ainda de acordo com ele, outro aspecto que merece ser destacado na realização do evento diz respeito à oferta de uma vasta programação científica, com cursos e workshops voltados à capacitar técnicos que estão na linha de frente das gestões ambientais. “Sabemos que um dos principais gargalos enfrentados pelo setor diz respeito à escassez de projetos técnicos e de pessoal capacitado nas prefeituras para implementar a política nacional de resíduos sólidos. A realização desses cursos é de suma importância para discutir a agenda evolutiva do setor, trocar experiências, e atualizar e adquirir conhecimentos", complementa. 

Dentre os cursos previstos na programação científica da Feira está a realização da 5a edição do ‘Fórum Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública’, que contará com oito painéis temáticos de discussão; e o ‘Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp)’, que também promoverá nove palestras sobre temas diversos do universo do saneamento básico. Ao final, os participantes ainda terão a oportunidade de realizar visitas técnicas a uma usina de triagem mecanizada/transbordo (LOGA) e a uma Usina de Tratamento de Resíduos de Saúde (ECOURBIS). 
 
O workshop “Sistemas de REP na América Latina e o Potencial para maximizar a reciclagem na região” é um dos painéis mais aguardados. A palestra será realizada pela ISWA (International Solid Waste Association) e a moderação ficará por conta da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

“Estamos muito satisfeitos com a realização deste evento. Depois de dois anos, conseguimos reunir todo o setor novamente e, para nossa surpresa, a ocupação de visitantes está em 100%. Na parte de expositores a procura também foi grande, recebemos nesta edição uma empresa de Gana, a primeira do continente africano, sem falar de empresas da Alemanha, Áustria, Suíça, Canadá e Estados Unidos”, disse o coordenador da Feira, Jesus Gomes. “A nossa expectativa é que em 2022 possamos dobrar de tamanho e de participações”, acrescenta.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites