(17) 3281-6468 [email protected]

Notícias

Renovação da malha paulista prevê retirada de trilhos de Rio Preto e ativação de terminais em Barretos e Panorama

Notícia

Renovação da malha paulista prevê retirada de trilhos de Rio Preto e ativação de terminais em Barretos e Panorama

O projeto de renovação da malha ferroviária paulista, em desenvolvimento pela RUMO, considerada hoje maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, prevê, entre as intervenções propostas, a retirada dos trilhos da área urbana de São José do Rio Preto (SP), bem como a ativação de terminais inoperantes em Barretos (SP) e Panorama (SP).

As intervenções do projeto de renovação da malha paulista para a região noroeste foram apresentadas nesta terça-feira, dia 26 de março, pelo diretor de relações governamentais da RUMO, Emanuel Tavares Costa Júnior, ao deputado federal, Geninho Zuliani (DEM/SP), durante audiência em Brasília (DF).

O processo de renovação antecipada da Rumo Malha Paulista, que prevê acordo entre o governo e a empresa para renovar antecipadametnte, por mais 30 anos, a concessão das principais vias férreas do estado de São Paulo, está em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Pela legislação vigente, as renovações precisam do aval do TCU para serem aceitas. Após análise do órgão, deverá ser emitido um relatório que será debatido pelo plenário do TCU, referendando ou não a renovação da concessão e as intervenções previstas.

O plano de investimentos proposto para a Malha Paulista, que junto com a Malha Norte responde pelo escoamento de grande parte da produção agrícola de Mato Grosso até o Porto de Santos, é de R$ 4,7 bilhões.

Segundo a RUMO, a renovação da malha deverá propiciar ganhos significativos em termos de capacidade de transporte em todas as ferrovias paulistas, passando dos atuais 35 milhões de toneladas para 75 milhões de toneladas ao ano. No plano, constam ainda duplicações de trechos, ampliação de pátios, modernização de via e obras.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites