(17) 3281-6468 [email protected]

Trajetória

Biografia

Eugenio José Zuliani, ou Geninho Zuliani, nasceu em Ribeirão Pires (SP) em 13 de janeiro de 1976. É o filho mais novo de José Eugênio e Aparecida Zamperlini Zuliani, naturais de Olímpia. Passou a infância no bairro Silva Melo. Cursou a Pré-Escola e o Ensino Fundamental na EEPG Silva Mello e o secundário na EEPSG Capitão Narciso Bertolino, ambas em Olímpia.

Estudou o Colegial no Colégio Objetivo de Olímpia. Jovem, dividiu-se entre os estudos e o trabalho com o pai no comércio de bebidas, nas atividades agrícolas e junto com o irmão Carlos Cesar, na construção civil.

É casado com Ana Cláudia e tem três filhos: Beatriz, do seu primeiro casamento, Anabella e Eugenio Filho.

Geninho é graduado em Gestão Pública pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina e tem Pós-Graduação em Master em Liderança e Gestão pelo CLP - Centro de Lideranças Públicas.
 

Imagem Geninho Zuliani
Imagem Geninho Zuliani

Carreira política

Aos 18 anos, em 1994, filiou-se pela primeira vez a um partido político, com o intuito de se candidatar a vereador nas eleições seguintes.

Nas eleições de 1996, com 20 anos, Geninho deu indícios a população de que seria um jovem e bom político trabalhando em prol do município. Conquistou 438 votos, sendo um dos vereadores mais votados de seu partido, ficando na 1° suplência da coligação.

Em 1998, elegeu-se presidente da União dos Estudantes Universitários de Olímpia. 

Enfim, Vereador

Já em 1999, aos 23 anos, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Olímpia durante alguns dias, em substituição ao vereador Nego de Melo, que estava de licença para tratamento de saúde.

No ano 2000, pelo PFL, o extinto DEM, foi eleito vereador de Olímpia, sendo o 7° vereador mais votado com 704 votos, elegendo mais quatro vereadores de sua coligação.

Como vereador, de 2001 a 2004, apresentou vários projetos de lei em favor dos jovens estudantes, como o que autoriza a concessão de descontos para o transporte de alunos do curso de 2º grau e também assegura a estudantes o direito ao pagamento de meia entrada.

Foi eleito 1° secretário da Câmara Municipal de Olímpia para o biênio de 2003 a 2004.

De 2001 a 2004, Eugenio apresentou vários projetos de lei em favor dos estudantes de Olímpia e também coordenou a campanha de reeleição de Gilberto Kassab e Rodrigo Garcia.

As propostas junto à Câmara, aliadas ao prestígio na cidade, renderam a Geninho seu segundo mandato como vereador. Na época, também foi nomeado presidente da casa para o biênio de 2005 a 2006.

Imagem Geninho Zuliani
Imagem Geninho Zuliani

Gestão como prefeito

Em 2008, com 32 anos, Geninho tornou-se o prefeito mais jovem da história de Olímpia e colocou em prática um ousado plano de desenvolvimento para fazer do turismo a principal atividade econômica do município. Investiu na infraestrutura, reformou escolas e creches, melhorou a qualidade da saúde em Olímpia, tudo para preparar a cidade para o ‘boom’ turístico.

Suas contribuições refletiram diretamente na reeleição, em 2012, alcançando mais de 73% dos votos - a maior margem da história de Olímpia, que virou referência nacional no setor turístico.

O esforço de Geninho e sua equipe fez da cidade a segunda mais desenvolvida economicamente do Brasil, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2016. A cidade recebe 3 milhões de turistas, a terceira maior rede hoteleira do estado, com 22 mil leitos.

Cidade Legal

Após deixar a prefeitura, em 2017, Geninho foi convidado a trabalhar na Secretaria de Estado de Habitação, ao lado do então deputado federal Rodrigo Garcia. Por mais de um ano, trabalhou no programa "Cidade Legal", que visava agilizar o processo de regularização de núcleos habitacionais.

No período, foram investidos mais de R$ 157 milhões e quase 500 cidades visitadas, atingindo mais de 100 mil famílias a regularizarem suas moradias graças às matrículas individuais e emissões de escritura.

Imagem Geninho Zuliani
Imagem Geninho Zuliani

Mandato como deputado

Deputado federal pelo extinto Democratas de São Paulo, Geninho Zuliani aos 43 anos, foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados com quase 90 mil votos.

Com a fusão de DEM e PSL, dando origem ao União Brasil, Geninho é hoje vice-líder do partido, na Câmara dos Deputados. Em São Paulo, o parlamentar é o secretário-geral do partido, e em Rio Preto, presidente local do União.

Representa as regiões de Olímpia, São José do Rio Preto, Barretos, Bebedouro, Ribeirão Preto e Araçatuba e tem no municipalismo, turismo, habitação, agronegócio, saúde, educação e segurança seus principais pilares de atuação parlamentar.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites